Apresentação:
O Grupo KANGERÊ DE SINHÁ foi fundado em Salvador no Bairro de Castelo Branco em Janeiro de 2004 pelo produtor Nego Pimentel.
KANGERÊ DE SINHÀ é uma expressão oriunda da língua ‘‘banto”, onde “KANGERÊ” quer dizer casa e “SINHÁ” era o nome usado pelos escravos para chamar as mulheres de senhora na época do Brasil Colonial.
Composto por 10 músicos e um casal de cantores, sendo eles Karina Nerys e Parreu Show, o grupo celebra a tradição do samba de roda da Bahia com um repertório original e variado.
Objetivo :
Dar a conhecer pela população as verdadeiras raízes musicais nascidas do samba para que se tornem presentes e absolvidas para com isso valorizar e resgatar fragmentações da nossa cultura. Isso se faz representando o samba desde a sua forma mais primitiva até as versões mais modernas.
Transmitir conhecimentos da cultura do samba de roda de maneira clara, objetiva e musicalmente correta, se comprometendo com a estética peculiar desse ritmo afro-brasileiro com enfoque na sua etnia.
Fazer do palco um cenário plural das artes, lugar onde a música esteja para a cenografia, o figurino para a poesia, o movimento para a voz dos artistas e que esses estejam para o público.
Manter viva a cultura do samba junino nos bairros de Salvador já que é de grande importância para as comunidades, como por exemplo: Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Tororó, Garcia, Liberdade, entre outros, de onde surgiram vários artistas como Ninha, Tatau, Marcio Vitor, Leandro Guerrilha, Reinaldo, etc.
Meta :
Conseguir transmitir conhecimento musical e histórico através da arte do samba de roda.
Atingir um público realmente interessado pela cultura tradicional.
Fazer do palco cenário da fusão harmônicas das artes cênicas.
Levar a verdade , informação , criatividade e alegrias em todas as apresentações do grupo .
Inspirar a nova geração inspirando celebrando o samba de roda como patrimônio cultural .
Colocar o Samba de Roda como destaque de nacional
Conclusão :
Tendo gravado dois CDs promocionais e com experiência de 18 anos atuando com muito SAMBA DE RODA, o Kangerê de Sinhá trabalha com um repertório que inclui composições próprias e também a interpretação de canções de Riachão da Bahia, passando por Roberto Mendes, Raimundo Sodré e Mariene de Castro.
O grupo disponibiliza dois formatos para apresentação:
O show da banda mostra riqueza musical com a presença de vários instrumentos , entre eles o da harmonia e do cavaquinho violão e bandolim e contrabaixo , a bateria e na percurssão o surdo ,as congas , timbais , atabaques , pandeiros e efeitos
O espetáculo o qual engloba o show da banda as performances e as danças do Orixás , Sambadeiras , Capoeira e outras manifestações culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário